Por que alguns rios e córregos apresentam um aspecto barrento após uma chuva? Isso ocorre devido à presença de partículas em suspensão na água, hídricas quais foram perdidas dos solos pela erosão.
Que tal entendermos melhor o que é a erosão hídrica?
A erosão hídrica é a perda do solo devido ao escorrimento da água sobre este.
A erosão hídrica é um conjunto de três processos: a desagregação, o transporte e a deposição das partículas do solo.
A desagregação das partículas do solo ocorre pelo impacto da gota da chuva (Veja o experimento Impacto da Gota da Chuva no Solo!).
O transporte é o processo no qual a água, ao escorrer sobre a superfície do solo, carrega junto os grãos do solo que ficaram soltos pelo impacto da gota da chuva!
E a deposição é quando as partículas de solo, transportadas pela água que escorre sobre a superfície do terreno, param em uma parte mais baixa do terreno ou dentro do rio!
A erosão hídrica dos solos é uma das principais causas da degradação ambiental, tanto no meio rural e como nas áreas urbanas!
Além da perda de partículas sólidas do solo (minerais e orgânicas), a erosão leva à perda de nutrientes e água dos ecossistemas.
A melhor forma de prevenir ou diminuir esses efeitos da erosão hídrica do solo é manter o solo sempre com uma cobertura vegetal, viva ou morta.